quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TERÇA GORDA E ALTERNATIVA

O Carnaval apesar de uma festa profana tem sua origem estreitamente ligada à Páscoa Cristã. Mardi Gras, palavra francesa para “terça-feira gorda”, é o último dia de um período chamado de Carnaval e o dia anterior ao início da quaresma com a quarta-feira de cinzas. Às vésperas da Quaresma, os povos daqui e de acolá instituíram uma festa para fartarem-se o quanto pudessem durante 3 dias (domingo, segunda e terça de carnaval) com comidas, bebidas e, é claro, de muita carne. A Quarta-Feira de Cinzas celebra a entrada na Quaresma, época de jejum, penitência e preparação para a Páscoa.

Gosto de carnaval, mas devo confessar que não tenho muita paciência, não tenho malemolência, nem ginga, nem samba e muito menos frevo no pé... Sou todo duro... hehehehehe!!! Como vocês queridos internautas que frequentam por aqui sabem que eu gosto de história e dê contar histórias... Minha terça foi literalmente gorda, pois tirei o dia para encher a burra de comida durante o dia para a noite me jogar numa folia mais alternativa sem os tradicionais empurra-empurra de uma muvuca cheia de más intenções. E não adianta dizer que brincou o carnaval de camarote, mesmo nas sacadas dos casarios as que se dizem VIP’s não moram neles e tiveram que atravessar a multidão para chegar... Não conheço nenhuma biba que tenha alugado um helicóptero para se locomover e após sobrevoar o camarote tenha descido de rapel... hehehehehe!!!

No Paço Alfândega o cantor e compositor Alceu Valença e o desenhista e pintor José Cláudio, homenageados do carnaval deste ano, foram tema da mostra organizada pela Prefeitura do Recife. A exposição reúne textos, ilustrativos, elementos tridimensionais alusivos às frutas e pássaros criados pelo artista José Cláudio, objetos pessoais, vídeos de shows de Alceu, cópias de documentos podem ser vistos até o final do mês. Além disso, a mostra conta com duas "linhas do tempo": com a discografia do músico e réplicas de obras do artista plástico. No espaço, monitores ficam disponíveis para recepcionar turistas, estudantes e visitantes. Vale a pena conferir!!!


No interior do Paço Dona Onete, do belém do pará fez um carimbó arretado de bom!!! Para quem não sabe o ritmo carimbo é uma extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense e foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses. Inicialmente, segundo tudo indica, a "Dança do Carimbó" era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambá começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que , de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano.


Por falar nos africanos a outra atração do interior do paço foi o ritmo conhecido entre nós recifenses, o Afoxé com o grupo Oya Alaxé. Logo ao lado do Paço um palco foi montado à beira do Rio Capibaribe para a realização de shows do Rec-Beat, reconhecido como um dos mais importantes festivais independentes do país. Há 17 anos o festival se mantém fiel no conceito de levar novidades para o epicentro do carnaval do Recife. A galera que costuma se jogar neste pólo são universitários que dividem no decorrer do ano albergues e bares de calçadas. Mais alternativo impossível, né verdade???

Depois de um banho de cultura era a vez de se jogar na mundiça e o destino desta mídia foi conferir na Rua do Brun os buxixos da casa de pombos, uma boate que só abre nesta época de folia e que costuma arrastar uma galera que preferem ficar do lado de fora dando pintas e tricotando com a moçada.... Euzinha fiz um pit stop na barraca da caça ratos Rita pavone que deixou de ser caricata para virar comerciante de cerveja latão... hehehehehe!!!


Presenças pra lá de celebs, entre elas meus patrocinadores Silvio Ramos e Herlan do Mix Pub que me fizeram companhia durante toda a permanência por lá, uma espécie de segurança particular, mas na hora que eu mais precisei eles foram o primeiro a correr após um arrastão, fazer oque??? De Maceió o meu querido amigo fotógrafo e Colunista Flavio cansanção foi à salvação da lavoura, um verdadeiro anjo que caiu do céu, pois era o que eu mais precisava naquele momento, ficou curiosa??? Aceitou o meu convite para ser nosso WEB Repórter por uma noite e deu o recado numa boa entrevistando figuras que por ali transitavam... Pense num profissional, pensou??? Então multiplique por mil!!!

Aleika Barros, Jana Falcão, Jonas Albuquerque, Andréia Vallois, Rita Pavone, Ruah e os proprietários do Mix Pub foram os entrevistados do ANTENA MIX. Vale a pena conferir!!! Fuiiiiiiiii...!!! Fazer a minha penitência, mas volto com a ressaca pós carnaval!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...