quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

COISAS DO CARNAVAL DO RECIFE

Quando falamos do carnaval de Recife logo pensamos em frevo, bonecos gigantes, Galo da Madrugada. Mas o que poucos sabem é que também há na cidade desfiles de escolas de samba. Preocupada com a fraca divulgação do evento nos meios de comunicação convencionais, a jornalista Cris Mota idealizou o blog http://www.resistenciadosamba.blogspot.com/
onde é possível se manter informado sobre as agendas das escolas de samba, conhecer seus personagens, os enredos e ouvir os sambas, além de grande acervo de vídeos dos ensaios e festas nas agremiações.

Confesso que fiquei confuso!!! Duas entidades carnavalescas AESPE e a FESAPE são representativas. A primeira foi fundada como uma dissidência da outra, mas para arrumar esta bagunça entrou em cena a partir de 2002 a Fundação de Cultura da Cidade do Recife, que é um órgão municipal vinculado a Secretaria de Cultura do Recife, responsável pela organização e apoio a todas as manifestações culturais da capital pernambucana. Cada associação ou federação carnavalesca inscreve as suas filiadas para os diversos concursos: clubes de Frevo, clubes de Bonecos, troças, blocos, maracatus, ursos, bois, caboclinhos e escolas de samba. Escola de samba é um tipo de agremiação de cunho popular, que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo.

As escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre "carros", onde também são colocadas esculturas de papel machê, além de outros adereços. A Fundação de Cultura da Cidade do Recife tenta a todo custo arrumar a casa, unificando a competição. Apesar disso, as escolas de samba ainda estão divididas entre as duas entidades. A AESPE que é ligada a Associação das escolas de Samba de Pernambuco. Entre as Escolas filiadas atualmente estão: Estudantes de São José, Unidos de São Carlos, Queridos da Mangueira, Deixa Fala, Preto Velho e Galeria do Ritmo. A FESAPE é ligada a Federação das Escolas de Samba de Pernambuco. Entre as escolas filiadas estão: Gigante do Samba, Samarina e Criança e Adolescente.

É OU NÃO É UM SAMBA DO CRIOULO DOIDO???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...