sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O GONZAGÃO E O CORDEL BRANCO ENCARNADO

As seis melhores escolas de samba do Grupo Especial desfilam neste sábado com todo esplendor e muita felicidade de estar entre as campeãs do Carnaval carioca de 2012. Entre elas Unidos da Tijuca (campeã) e Salgueiro (vice-campeã). As duas escolas apresentaram um enredo nordestino e pernambucano.

Para contar como foi o desfile, nós do ANTENA MIX convidamos o mestre Valdi Coutinho para que criasse um artigo e ele prontamente ATENDEU o pedido para a felicidade de nossos amigos e seguidores desta mídia. Segundo Valdi Coutinho, o mesmo não fica um sequer dia sem a sua tradicional visitinha por aqui... Por falar em visitinha, quero aproveitar a oportunidade e agradecer os acessos durante as atualizações diárias do ANTENA MIX NA FOLIA. Desculpe-me aqueles que preferem uma cobertura de rede nacional, mas a nossa cobertura local não deixa a desejar a nenhuma grande imprensa... A prova do que estou falando são as visitas durante e depois do carnaval... Chega de blá-blá-blá e vamos ao que realmente interessa o artigo do mestre Valdi Coutinho, exclusivo para o ANTENA MIX.

EU JÁ SABIA

LUIZ GONZAGA FOI COROADO NA SAPUCAÍ

Quem assistiu pela TV o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, uma a uma, já sabia que a disputa pelo título de campeã 2012, seria muito apertada, imprevisível e difícil, mas a Unidos da Tijuca, por justiça, não deixou margem para dúvidas após a sua exibição (299,90), apenas um décimo da nota máxima possível, conquistando de forma sensacional o título.

Eu já sabia que Luiz Lua Gonzaga, o Rei do Baião, completando 100 anos de vida, seria o coroado da Marquês de Sapucaí, e não deu outra coisa, com uma exibição impecável, cheia de surpresas (uma das virtudes do carnavalesco Paulo Barros), samba contagiante, muita originalidade, beleza e harmonia. Salgueiro era a grande ameaça, e terminou sendo a vice campeã com uma diferença de apenas dois décimos (299,70), trazendo um enredo também muito nordestino e pernambucano, a literatura de cordel. Outra vitória para a cultura popular de Pernambuco pois o cordel tem no nosso estado o seu grande esteio, a sua melhor e maior produção e o seu criativo cenário. Assim sendo, Pernambuco usufrui de dois grandes trunfos no samba carioca deste ano, destaque para o mundo inteiro na vitória da Unidos da Tijuca e no segundo lugar do Salgueiro, com resultados que repercutem no nosso turismo, na nossa economia e na nossa cultura, enfim, que só engrandecem e destacam os valores pernambucanos.

Vila Isabel , com o canto livre de Angola estava muito bonita e fez um desfile emocionante, merecendo o terceiro lugar. Beija-Flor (quarta colocada), sempre considerada um das favoritas, apresentou-se de forma empolgante, com um enredo sobre o poema encantado do Maranhão, mas repetiu-se muito e cometeu alguns equívocos. Porém, o carnavalesco Paulo Barros fez a diferença apresentando muitas surpresas e novidades no desfile da campeã, com destaque para a comissão de frente (a alma da sanfona foi impressionante), as participações de personalidades nacionais e internacionais, como Roberto Carlos, Pelé, Rainha Elizabeth, viajando até de jegue para chegar ao local de coroação do Rei do Baião, e outras coisitas mais que abalaram o grandioso teatro da Sapucaí. As alegorias com bonecos de barro representados por carnavalescos, inclusive um dos pares de mestre sala e porta bandeira foram espetaculares. Só estranhei a 7ª colocação de Mangueira, que merecia o terceiro ou quarto lugar. Agora é partir para a galera e comemorar um título merecido.



Que a Unidos da Tijuca mereceu o título de campeã é indiscutível, mas me desculpe Gonzagão, nós do ANTENA MIX destacamos para encerrar este post o cordel branco e encarnado, enredo da vice campeã do carnaval carioca 2012, o Salgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...