quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AS SAFINAS DO PÁTIO DE SÃO PEDRO

Quatrocentos anos antes de Cristo, na ilha de Lesbos, na Grécia, existiu uma poetisa chamada Safo. Ela é a primeira referência histórica de uma mulher que amou outras mulheres. A partir dela, as lésbicas apropriaram-se da palavra para se identificar. Segundo parece, Safo reuniu em torno de si um grupo de mulheres (Safinas), talvez com a intenção de cultivar a música e a poesia.  
 
 Como poetisa defendeu o amor em seus trabalhos e deu origem ao termo safismo, depois conhecido como lesbianismo. A primeira mulher a fazer poesia de alta qualidade na história da cultura ocidental, sua importância foi tanta que Platão a denominou de A décima musa. Quando as lésbicas são chamadas de “gays” ou de “homossexuais femininos”, está se falando unicamente de uma orientação sexual diferente da norma, mas quando falamos de lésbicas, se acrescenta outra conotação. 
 
 Na sociedade patriarcal, onde o importante sempre é o masculino (pater), um casal de mulheres é, também, um ato de resistência, de rebeldia e de dizer:
“não queremos ser iguais, não queremos ser como a norma, a sua sociedade não nos interessa. Olhem pra nós, nós sim podemos! Existimos e aqui estamos subvertendo os conceitos e valores de poder e de força que esta sociedade dá as mulheres”.
É por isto a importante da palavra lésbica!!! O dia 29 de Agosto, é de LUTA, um dia de afirmar sua rebeldia numa sociedade que não as contemplam, de demonstrar as forças que elas tem para a construção de um mundo melhor. É também um dia de FESTA, como dizia a feminista Ema Goldman,
“Se não posso dançar, 
não me interessa tua revolução”
 
 O ANTENA MIX esteve presente no Dia da Visibilidade Lésbica e viu com esses olhinhos as Safinas do Pátio de São Pedro, “mulheres de todas as cores, de várias idades e de muitos amores”, num final de tarde musical com uma lua, cheia de formosura e de amor. Até um grupo foi formado para homenagear todas as lésbicas, denominado AS SAFINAS (Daduh Rocha, Laura Sivini, Josy Caldas e Gaby).
Parabéns para todas as “safinas” !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...