terça-feira, 28 de agosto de 2012

RELATOS HOMOFÓBICOS

Casos de homofobia chegam aos baldes na redação do ANTENA MIX, primeiro foi uma agressão verbal a uma conhecida cantora LGBT, que foi interrompida na sua apresentação após cantar uma música voltada ao público gay, o contratante e dono do bar alegou que seu público era hetero e a música um hino aos gays, para em seguida desligar toda a aparelhagem de som, desrespeitando a orientação sexual do artista e a sua música. O caso tomou altas proporções nas redes sociais e o contratante teve que se retratar publicamente.
 O mais recente caso aconteceu num conhecido Shopping, onde uma testemunha alega ter presenciado agressões físicas e moral dentro e fora de um banheiro, que DIGA-SE DE PASSAGEM é super freqüentado também por LGBTs. Vou reproduzir na íntegra, o relato do internauta amigo do ANTENA MIX.
 “Boa tarde Ruffato. Tentei enviar uma msg pra vc, através do site Antena Mix, mas estava dando erro. Gostaria de relatar um fato que aconteceu hoje comigo e acredito que seja interessante você tomar conhecimento. Fui almoçar hoje a tarde no Shopping Boa Vista e presenciei um jovem sendo espancado por um brutamonte, na saída do WC masculino. O agressor gritava para todo mundo ouvir, que isso era para os homossexuais aprenderem a respeitar os "homens". 
 A cena foi horrível. Até eu, me senti agredido. O rapaz apanhou muito, enquanto pedia desculpas, mas mesmo assim, o imbecil continuou espancando-o, em plena praça de alimentação da etapa nova do centro comercial (aquela perto dos elevadores do 3º piso). As pessoas ficaram meio que desesperadas, mas nada poderam fazer, até a chegada da segurança. Não sei como a historia terminou. Só vi a vitima e o agressor, sendo levados (separados), pelos seguranças, para a administração. Observei tudo de longe e pelo pouco que ouvi, o jovem estava tentando fazer pegação nele no banheiro. Mas nada justifica a agressão que a vitima passou. Horrível mesmo. Uma cena patética de homofobia. Você precisava ver a cara do rapaz agredido. Tinha uma aparência de ser muito novinho e ainda meio indefeso com a vida. Provavelmente isto vai ser abafado, pois não vi ninguém filmando ou fotografando e muito menos chegou alguém da mídia por lá. 
 Mas se alguém for averiguar junto a segurança do shopping, com certeza eles devem ter mais informações a dar sobre o caso. Quis compartilhar isso com você, porque tens uma certa influência na mídia e podes ajudar a divulgar este acontecimento horroroso e consequentemente com isto inibir a homofobia nesta cidade.  E quem sabe, até encontrar o rapaz agredido? Obrigado pela atenção." 
Infelizmente muitos outros casos acabam acontecendo e muitas vezes as vítimas não procuram uma delegacia para registrar ocorrência com medo de que não sejam atendidas ou por não saber qual o procedimento neste caso específico de Homofobia. A denúncia é super importante, pois só a partir dela é possível punir pessoas que praticam  a violência gratuita, motivada por preconceitos a grupos específicos, como os homossexuais.
COMO DENUNCIAR
 Não há justificativas para qualquer tipo de discriminação causada pela homofobia. Os LGBTs têm direito à expressão amorosa e sexual, e a explicitação desta não é desculpa para um comportamento agressivo. É muito importante denunciar qualquer tipo de atitude homofóbica. Toda Delegacia tem o dever de atender as vítimas de homofobia e de buscar por justiça. Além de ser um direito, é dever de todo cidadão denunciar esse tipo de ocorrência. Através da denúncia protege-se não apenas uma vítima, mas todo um grupo que futuramente poderia ser atacado. A vítima deve exigir seus direitos e registrar um Boletim de Ocorrência. 
 
 É de essencial importância buscar a ajuda de possíveis testemunhas na luta judicial a ser iniciada. Em caso de agressões físicas, a vítima não deve lavar-se nem trocar de roupa, já que tais atos deslegitimariam possíveis provas que devem ser buscadas através de um Exame de Corpo de Delito (a realização desse exame é indispensável).  Atualmente o Disque 100 funciona como um número de telefone destinado ao recebimento de denúncias sobre pedofilia, trabalho infantil e também homofobia. Há em Recife um Centro de Referência. Os Centros de Referência LGBTs são uma rede de instituições em todo país especializadas no atendimento das demandas de LGBTs. Essas instituições podem ajudar com informações sobre seus direitos, inclusive, com apoio jurídico, psicológico e de assistência social.
 
 Colha nomes e dados de pessoas que tenham presenciado a violência para servirem de testemunhas no inquérito policial. Compareça à delegacia mais próxima do local do crime. Solicite ao policial que insira no Registro de Ocorrência a tipificação HOMOFOBIA como motivo presumido de violência. Com o Registro em mãos, agende um atendimento no Centro de Referência LGBTs do seu Estado. O Centro de Referência LGBT fará o acolhimento da vítima e dará os encaminhamentos necessários do caso.
Endereço do Centro de Referência: 
Rua Benfica, nº 133. Madalena / Recife-PE. Maiores informações: (81)3183-3168 / (81) 3183-3000.
Agradeço a Ana Carla Lemos, 
pelas devidas informações e orientações.
BASTA!!! DE HOMOFOBIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...