sábado, 24 de setembro de 2011

TEATRO NÃO É UM HOBBY

O jornalista e escritor Valdi Coutinho já atuou, por longo tempo, no DIARIO DE PERNAMBUCO, supervisionou o Espaço Pasargada/FUNDARPE e foi um dos maiores animadores do Carnaval do Recife com o seu "Baile dos Artistas". Recentemente publicou o livro No Palco da Memória, onde reune críticas, crônicas e reportagens nas últimas décadas (70-80-90) de grande importância para a história e a memória do teatro pernambucano.

Valdi tinha um “faro” para descobrir valores e uma leitura imperdível não somente para quem foi personagem dos fatos como também para as novíssimas gerações que desejam conhecer e pesquisar as nossas artes cênicas. Por motivos de saúde não poderá estar presente na festa comemorativa dos 20 anos da TRUPE DO BARULHO, mas gentilmente nos enviou em primeira mão um texto que será publicado aqui na íntegra, isto mostra que o ANTENA MIX tem credibilidade sim senhor!!! Não é a escória do jornalismo que alguns “colegas de profissão” acham. Conscidentemente muito parecido com a trajetória de Aurino, Flavio, Jô e companhia... Fico lisongeado com o comentário que o próprio jornalista Valdi Coutinho fez numa certa ocasião a respeito das PERFORMANCES (palavras de Valdi Coutinho) em relação a esta mídia, cata só!!! “Tenho acompanhado sua performance no Antena Mix virtual. Está ótima, parabéns! Vc continua antenado com o seu tempo”.

É ou não é, luxo e riqueza???

TRUPE DO BARULHO: UMA BEBÊ DE 20 ANOS
Valdi Coutinho - Jornalista, artista e crítico de arte.
Está completando 20 anos de existência e mais parece uma bebê, tamanha a vitalidade que conserva na criatividade que derrama no palco, na medida certa para o público desatar de sorrir. Provocou o maior auê para contar a história que mãe nenhuma contou. A cena pernambucana nunca mais foi a mesma durante 20 anos desta Trupe do Barulho, que acompanho desde a sua estréia, em 1991, até hoje. Cinderela... a História que sua Mãe Não Contou eu vi não sei quantas vezes. Eu era crítico de teatro de Diário de Pernambuco, e conforme está no livro de Luis Carlos Reis, chamei o elenco de Trupe do Barulho, destacando que o espetáculo retocava o Vivencial Diversiones com muita personalidade. O nome pegou. Alguém, depois do estrondoso sucesso, tentou desmentir dizendo que não era bem assim, e vejo agora Aurino Xavier confirmar a versão correta de que fui eu que assim chamei o pessoal pela primeira vez. Mas deixa isto prá lá, o que importa é ter sido minha a primeira crítica reconhecendo o valor e consagrando o trabalho do pessoal. Depois vieram vários espetáculos que alcançavam o sucesso, mas a Trupe do Barulho conseguia não se repetir em cena, com apresentações sempre inventivas marcando sua trajetória pela picardia, pelo charme, pela estilosa linguagem cênica da palhaçada e do deboche, sempre interagindo com o público. Muitos tentaram imitá-la, mas ainda não conseguiram igualar o seu estilo de comédia popular. Vários grupos e companhias foram influenciados por ela, muitos artistas da cena firmaram-se inspirados no seu modelo de interpretação cômica. Alguns dos fundadores da Trupe do Barulho como Jeison Walace e Beto Costa seguiram caminho solo e demarcaram espaço consolidado pelo sucesso. Edilson Rigaard morreu mas tornou-se um príncipe inesquecível da comédia burlesca. Graças a Aurino Xavier e Flávio Luiz, e tantos outros, a companhia festeja 20 anos de sucesso com o espetáculo A Discoteca do Chupinha, que conta também com intérpretes nivelados ao histórico bem sucedido do grupo como Jô Ribeiro, Eduardo Japiassu, Rafael Almeida, Filipe Enndrio, Sharlene Esser e Gil Araújo. E o teatro pernambucano continua celebrando e o público festejando com muitas risadas e aplausos. E vai rolar a festa. Esta bebezinha ainda vai fazer muito sucesso.
Odilex, Paulo de Pontes, Bobby Mergulhão e Ricardo Neves fizeram comentários em forma de homenagem a esta entrépida trupe do barulho, cata só!!!
Odilex - 20 anos de absoluto sucesso, quem diria que aqueles rapazes vestidos e maquiados como mulheres pudessem fazer tanto alarde na cidade, mas a prova do talento e persistência está ai, uma vida de alegrias e conquistas de um ideal (levar alegria ao público). Para alguns, a trupe seria a escória do teatro PE. Na verdade estes críticos nunca entenderam que a arte é criação, inovação, sangue correndo quente nas veias e a sede de transpirar arte. E isso está sendo mostrado de forma simples, objetiva. Levando a uma leitura que qualquer ser humano possa compreender. Parabéns Trupe, por nos dar alegrias e que venham mais vinte...

Ricardo Neves - Falar de todos que fazem parte da Trupe, seja em cima do palco ou fora dele, é fácil e se resume em poucas palavras: Profissionalismo, Amizade, Cordialidade, Competência, Respeito ao próximo e muita, mas muita Alegria!!! Se estou onde estou, se cheguei onde chegue, saibam que a Trupe tem sim uma parcela de participação nessa conquista! Obrigado Trupe e Parabéns!!!

Bobby Mergulhão - Tanto tempo se passou, o mundo deu muitas voltas e a história que sua mãe não contou terminou sendo repetidas tantas vezes, propagada a tantos lugares. Deu a louc@ nas bilheterias dos teatro, nas intermináveis filas pela avenida, mistério das cores dos integrantes desta companhia de "alegrias". "As filhas" de curta, porém estrondosa temporada, ou "A Casa" que abrigou Bernardas e Albas. Porcas, Malditas, Criadas, Chupa Chupa, Chupinha, Chapeuzinhos e afins... Até Margaridas, em um dia como o de hoje, levantam-se vigorosas para aplaudir o aniversário desta Trupe de Sorrisos! Parabéns Cia Trupe do Barulho.

Paulo de Pontes - Lembro-me carinhosamente e orgulho-me das filas quilométricas no teatro Valdemar de Oliveira, onde pessoas felizes iam e voltavam com famílias inteiras, amigos, turistas e até artistas para darem gargalhadas no teatro. Saudade das brincadeiras sérias e irreverentes nos camarins de Recife, Natal, João Pessoa, Maceió, Rio de Janeiro, Brasilia, São Paulo, etc... Um aprendizado inenarrável na criação de cada espetáculo. Foi nos processos de criação de Deu a Louc@ na História, Filhas da P..., As Malditas, O Mistério das Outras Cores e As 3 Porquinhas que aprendi os tempos certos de uma boa comédia. Infelizmente não pude participar das outras montagens, mas sei que só acentuaram as alegrias. Uma emoção em ver e participar de um fenômeno que se multiplicou em livros, CDs, DVDs, internet, programas de rádio e TV. E que ecoa até hoje. Parabéns Recife, por ter como sede a casa dessa trupe. Parabéns pernambucanos por encher as platéias de Recife pra ver a trupe. Parabéns ao teatro por possibilitar diversas linguagens e, a duras penas, estremecer aqueles que se diziam sábios/acadêmicos dessa arte, fazendo valer a autenticidade da proposta apresentada pela trupe. Parabéns Aurino, Flavio, Jeison, Beto, Rygaard, Jô, Luciano, Inaldo e todos que fizeram e ainda fazem parte dessa trupe durante esses vinte anos!!! Que permaneça acesa a chama dessa alegria tão genuína, irreverente e talentosa da TRUPE DO BARULHO! Assinado: Madrasta, Santuza, Marinete, Dona Branca e Paulo de Pontes.

É isso aí galera!!! Quero ver todos neste DOMINGO 25/09 no Teatro Valdemar de Oliveira para juntos desejar muita MERDA para essa trupe que acaba de comemorar 20 anos de ribalta, risos e gargalhadas. Parabéns!!! São os sinceros votos do ANTENA MIX que tira quantas picumãs forem precisos pra vocês... Fuiiiiiii...!!! Comer o bolo da trupe... hehehehehehe!!!

Pense num bolo gostoso, teatro lotado e shows de calouros, pois é!!! A Trupe do Barulho comemorou niver com um gostinho de quero mais... A Trupe mais uma vez foi homenageado com a coragem e tietagem de uma dupla de fãs (Sandra e Eduardo) que se apresentaram como calouros e fizeram uma linda declaração a esta Trupe que todo findesemana super lota o teatro Valdemar de Oliveira. O ANTENA MIX antenado do jeito que sempre foi, chegou junto e colheu um depoimento dos barulhetes, cata só!!!


Desde 1991 que a Trupe do barulho está em sintonia com a linguagem popular fazendo teatro do excracho... O seu Chupinha desta vez resolveu homenagear o Velho Guerreiro na comédia musical A DISCOTECA DO CHUPINHA, em cartaz todos os sábados e Domingos no teatro Valdemar de Oliveira. A maior companhia de comédia que se tem notícia em Pernambuco nasceu há 20 anos atrás dando motivos para muitas risadas... A trupe faz uma homenagem ao primeiro barulhento da TV brasileira "Abelardo Barbosa - o chacrinha", e traz chupingole com uma versão modernizada da discoteca, com atrações musicais "cantadas ao vivo", resgatando grandes cantores como Tim Maia, Angela Maria, Cauby Peixoto e Dalva de Oliveira, humor e games com a platéia, quadros humorísticos e um grandioso show de calouros. É o primeiro "gibi musical do Recife".

O ANTENA MIX que não é bobo nem nada esteve mais uma vez, novamente e outra vez de ollhos bem arregalados nos calouros que todo findesemana divide a cena e o palco com estes monstros sagrados do teatro de comédia... Para quem ainda não assistiu a comédia musical não sabem do que estão perdendo... Nós do ANTENA MIX selecionamos três vídeos de calouros que se apresentaram no palco do seu Chupinha, cata só!!! O primeiro calouro foi uma conhecida Top Drag (Thynna Flyer), que bateu cabelo e soube explorar todo o imenso palco do Valdemar de Oliveira. A caricata Rita Pavone, onde mais uma vez surpreendeu a todos com uma versão cômica da falecida e transloucada Amy Winehouse e finalizando com um cover de Ney Matogrosso.







Confira os click’s feitos na festa comemorativa dos 20 anos da Trupe do Barulho. Fuiiiiiiiiiiii...!!!


Um comentário:

  1. Olá galera do Antena Mix, foi uma honra não só pra mim, mais para Sandrinha também, em poder homenagear essa Trupe que realmente é do Barulho. Representamos todos os fãs que assim como nós, admiram e acompanham o trabalho desses grandes artistas.

    Henrique, obrigado pelo post em mostrar nosso carinho à Trupe do Barulho para todos os teus seguidores do Antena Mix. Adorei a matéria!!!

    Segue o link da nossa apresentação que Eu e a Sandra relizamos.

    http://www.youtube.com/watch?v=1HK2yzvhwyo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...