sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NÃO CONFUNDA ALHOS COM BUGALHOS

A cada dia que passa aparece na cena uma quantidade de DJs absurdos, onde na maioria das vezes são celebridades conhecidos como  “Djs fakers”, que tocam sets pré-mixados e estão tirando o sono, a moral e (sobretudo) os cachês dos DJs profissionais. A simples menção de um nome famoso atrai público, será??? Com roupas estilosas, cabelos espalhafatosos e até Djs semi nús com suas buzinas a la vuvuzela... hehehehehe!!! Uns ensaiam performances pirotécnicas lançando papel picado e se esquecem do principal, saber tocar!!! O que muda de um Dj para outro???
Bem, não tenho todas as respostas, mas mergulhando nas profundezas do google encontrei umas dicas do DJ e Produtor, Geh Colusk, que é estudante de Medicina, natural de Brasília, mas vive no Rio Grande do Sul e é conhecido por seus sets temáticos, cata só!!!
“Com os avanços da tecnologia, a parte técnica (operacional de equipamentos) se tornou praticamente fácil. Hoje em dia, Djs se separam nos bastidores da noite entre Djs e “Djs fakers” sendo esse último, um que utiliza do meio quase que automático de softwares que existem, e se “empenham” mais em suas coreografias ou visual, “performance”, seu corpo, seu cabelo, quase que um “ator”. 
Dj é uma abreviação da palavra Disc Jockey... Ops jockey? Sim galera, jockey segue a mesma lógica daquele carinha lá que anda no cavalo (bem explicativo né!!) que é controlar e manter o ritmo dos disc (discos), passar de uma música para outra sem “sambar” (expressão usada quando o Dj erra a mixagem e todos percebem que ali tem um remendo entre duas músicas) e o que difere a grosso modo um Dj de outro são dois pontos importantes: Feeling musical e Estilo musical. Feeling musical, é a capacidade de transmitir uma sensação ou emoção causando nas pessoas sentimentos de segurança, alegria, euforia... Um bom Dj tem de ter a percepção para saber qual hora da festa é ideal cada estilo musical, Creio que todos já estiveram em uma festa que todos dançando alguma música eletrônica e,  de repente, o Dj toca um Funk no meio da festa, criando um desligamento ou famoso “nonsense”... 
Esses são casos de Djs sem feeling. Assim como creio que também já estiveram em festas que pareciam chatas e monótonas até que trocam o Dj e ele joga uma musica até nostálgica  porém que te faz lembrar algo e te traz um sentimento bom, te motiva a dançar, e segue com músicas que cada vez mais te faz ter um misto de sensações. Esse é um caso de Dj com Feeling. Um bom feeling musical torna o Dj como um maestro da festa, que conduz as pessoas a entrarem na pista de dança ou a saírem dela. Conduz as pessoas a irem para o bar ou a sair dele. Djs com feeling apurado é o que o torna algo a mais do que apenas uma pessoa com conhecimento técnico de som. Existem muitos Djs com ótimos conhecimentos técnicos, porém com péssimo feeling, e vice versa! Estilo musical, é o estilo de música que o Dj tem como padrão em suas sequências (set) e nesse estilo forma uma linha musical, pois do estilo se deriva várias vertentes, ou sub estilos. Por exemplo, o estilo Tribal tem como sub-estilos ou vertente, o tribal-house, tribal-tech, tribal-electro e etc. Temos no mundo da música eletrônica diversos estilos, cada um com sua peculiaridade. Podemos citar os mais conhecidos nas noites “Indoor” que são: Tribal, House, Progressive, Dutch, Electro e etc. E em noites “open air” estilos como: Trance, Dubstep, Psy, Minimal, on Full e etc...”
É isso aí galera, 
não confunda alhos com bugalhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...