domingo, 6 de maio de 2012

A LUA DE BETHÂNIA

Na noite de sábado e madrugada de domingo tivemos uma "superlua". Fenômeno conhecido como perigeu que ocorre quando a lua encontra-se mais próxima da terra. O oposto, quando a Lua está mais afastada, chama-se apogeu. Todas às vezes, em que ocorre uma Lua Cheia em um perigeu, ela parece maior e mais brilhante. Mas não foi só no céu que a lua deu seu show!!! 
 Estrelas tão brilhantes quanto à lua também brilharam!!! Não é novidade pra seu ninguém que a presença de palco marcante faz de Maria Bethânia única, acrescido do conjunto de sua voz grave, seu cabelo cheio, seu rosto comprido, seu nariz aquilino e seu domínio intimidante de palco seduz pra valer!!!  Uma artista, não só uma cantora, mas uma intérprete ao pé da letra. Um desafio e tanto para a também cantora e interprete Andreia Luiza que pela segunda vez prestou uma merecida homenagem a sua Musa e inspiradora Maria Bethânia. Foi no aconchegante Mix Pub que aconteceu o encontro do repertório de Bethânia, com o carisma de Andreia e os trejeitos de Odilex. 
 Após tantos anos de carreira, Maria Bethânia ainda é uma incógnita na cabeça de muitos brasileiros. Para mim, ela está em sua melhor fase. Dizem por aí que Bethânia não fala diretamente com seus músicos e se dirige somente a seu maestro, antipatia ou profissionalismo? Quem sou eu pra questionar!!! Maria Bethânia é a segunda artista feminina em vendagem de discos na história do Brasil, atrás apenas de Xuxa, que tem seus discos voltados ao público infanto-juvenil. Revolucionou a forma de se fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas (Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector ) criando um estilo próprio e que muito lembra peças teatrais.
 Vários dos espetáculos estão entre os mais importantes da história da música popular brasileira, onde se destacam diversos, como Rosa dos ventos (1971), Drama terceiro ato (1973) e A cena muda (1974), onde não declamou poemas (como o próprio título sugere). Isso explica a presença de vários discos ao vivo na carreira da artista... Os muitos fãs sempre cultivaram uma rivalidade com os da cantora Elis Regina, no eterno debate que até hoje não teve fim sobre qual seria a maior cantora da história do Brasil. 
 Elis, por sua vez, declarou Gal Costa a maior cantora do país. Bethânia mais reservada nunca se pronunciou sobre esse debate, inclusive se declara até hoje ser  fã de Elis, tanto que regravou uma canção que fez antigo sucesso na voz de Elis, Romaria de Renato Teixeira reafirmando ser admiradora.   
Adoro Bethânia e ponto!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...