domingo, 1 de janeiro de 2012

SAÚDE E SORTE

Para começar o ano de pé direito, o MIX PUB além de agregar todas as tribos dedicou-se a propagar todos os ritmos lotando todos os cantos do aconchegante Pub, com Lia Morais e Michelle Monteiro, segundo Luciano Palhano o promoter da casa, de 15 em 15 dias uma manifestação cultural e local se apresentará na casa abrindo a temporada de carnaval. O Afoxé do grupo Oxum Pandá foi o homenageado deste domingo. De origem iorubá, a palavra afoxé poderia ser traduzida como "a fala que faz". Para alguns pesquisadores seria uma forma diversa do maracatu.

O termo Afoxé da África denota a festa profano-religiosa efetuada pela nação no momento oportuno. Três instrumentos básicos fazem parte desta manifestação. O afoxé (ou agbê), cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas, é percutido agitando-se a rede, que fricciona no corpo da cabaça. Os atabaques, basicamente de três tipos, com três tamanhos diferentes que em conjunto traduzem o som do ijexá, tocado no afoxé atualmente.




O agogô, formado por duas campânulas de metal, com sonoridades diferentes, é quem dita o ritmo aos demais instrumentos. As melodias entoadas nos cortejos dos afoxés são praticamente as mesmas cantigas ou orôs entoados nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá. O Afoxé, longe de ser, como muita gente imagina apenas um bloco carnavalesco, tem profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé. Vem daí o fato de chamar-se o afoxé, muitas vezes, de "Candomblé de rua". Inclusive por homenagear um orixá, geralmente, o orixá da casa de candomblé a que pertence.




Em Pernambuco, o afoxé ressurge com o Movimento Negro Unificado no final da década de 70, como uma das formas de se fazer chegar à maioria da população, o debate sobre consciência negra e liberdade, através da música. JOANA D'ARCK e GUSTAVO GOMES (bailarinos) fizeram uma pequena mostra do que é capaz o Oxum Pandá, que vem se destacando há 17 anos pela sua inovação estética enquanto grupo artístico e pela militância política enquanto movimento negro. Possui no currículo apresentações de palco e cortejos de rua em todos os carnavais no estado de Pernambuco desde sua fundação e também no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), além de apresentações no palco do SESC de Santos (São Paulo) e espaço Cachuêra/SP (onde foi gravado o segundo Cd do grupo), Salvador, Rio de Janeiro, João Pessoa e Brasília. Durante cerca de uma hora e meia seus integrantes se revezam em um mix de profissionalismo artístico e respeito ao público, fé nos orixás e militância negra, brinquedo popular e espaço de aprendizagens.






São cerca de 20 músicas, grande parte composta para o Afoxé pelo próprio grupo e outras extraídas do cancioneiro popular afro-brasileiro. Com três CD’s gravados que podem ser adquiridos no MIX PUB, ou também na sua sede que fica localizada no Centro Espírita Rainha de Yemanjá (Rua Deodato Torres, nº 62A, Barro, Recife/PE). O grupo está com Inscrições abertas para aqueles que desejam desfilar no carnaval 2012, com os trajes masculino a R$ 60,00 e feminino a R$ 70,00. (Podendo ser pagos em 2x). Maiores informações: (81)8635-6881 / 9679-8207.




Confira os click’s feitos na ocasião do primeiro grito de carnaval do MIX PUB. Fuiiiiiiiiiiii...!!! Mas volto, com muitos JABÁS (pagamento que se faz para alguém que tem uma mídia de comunicação) e a benção dos orixás... Hehehehehehe!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...