segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O APURADINHO DO FINDESEMANA...

Pra começo de conversa, tô com pouca grana e muita pressa... Não vejo a hora de avisar ao formigueiro que vem aí o tamanduá para contar os culetes e os babados do findesemana... Como todos sabem, eu e a minha entidade (BOCA MIÚDA), somos unha e carne. Nós duas trabalhamos SOZINHAS atualizando duas a três vezes ao dia nossas postagens no site ANTENA MIX...

Devo confessar que realmente é muita correria e confusão estar em vários lugares ao mesmo tempo, nem com uma vassoura voadora de câmbio automático daria tempo de chegar junto... O grande lance foi sair mais cedo de casa no sábado para curtir a balada do queridinho Rodrigo Menezes que arrastou uma galera animada para um esquenta no Mix Pub, com o projeto, o Warm Up, onde conseguiu concentrar um público no sábado à tarde para um “esquenta”. Diferente da After que finaliza a noitada, Rodrigo agora aposta no entardecer para em seguida entrar noite adentro ao som do próprio idealizador do projeto, Rodrigo Menezes, que anda dando o nome na cena eletrônica e DJ’s convidados.

Nem tudo é só balada, é também nos bares que a descontração costuma rolar solta no Recife. A variedade de bebidas corresponde a de tira-gostos. Para quem não é chegado em “água que passarinho não bebe”, há sucos e refrescos de todos os tipos... Duas casas noturnas merecem destaques, o Nosso Jeito Bar e o recém inaugurado Corsário, um MIX de boate e casa de show, ambos tem em sua programação música ao vivo e DJ’s... Quem retornou ao Recife com shows no Corsário e no Nosso Jeito foi à cantora Jaina Elne e banda com seu vozeirão de arrasar quarteirão... Dividiu o palco do Nosso jeito com o músico Denis Raz que deu uma canja e ambos rasgaram altas sedas. O ANTENA MIX registrou este momento em vídeo, cata só!!!


PROPAGANDO AS NOSSAS RAÍZES

Com o intuito de agregar todas as tribos e propagar todos os ritmos, o Mix Pub apresentou neste domingo mais uma edição dos ensaios para o carnaval 2012 lotando todos os cantos do aconchegante Pub, com Lia Morais e Michelle Monteiro, segundo Luciano Palhano (promoter) de 15 em 15 dias uma manifestação cultural e local se apresentará na casa abrindo a temporada de carnaval. O Afoxé do grupo Oxum Pandá deu o ponta pé inicial abrindo a rodinha para o Côco e a ciranda da Cia Brasiliart de Dança, uma Cia independente e cooperativa formada por bailarinos profissionais cuja formação vem do método Brasílica de Dança. Segundo Joana Lima, a sua missão é difundir e fomentar os folguedos e tradições nordestinas!!!


Além de Joana, Jairo, Felipe e Marília deram um show de simpatia colorindo ainda mais a galera presente com passos sincronizados... A Cia Brasiliart de Dança é composta por 10 bailarinos que, além de realizarem pesquisas, fomentam a Cultura do nosso País. As pessoas envolvidas formam uma grande família que cresce embasada na união e na amizade. Este é o principal trunfo da Cia. O ritmo escolhido pela Cia para a noitada foi o Côco de roda, dança típica das regiões praieiras. Alguns pesquisadores, no entanto, afirmam que ela nasceu nos engenhos, vindo depois para o litoral. A maioria dos folcloristas concorda, no entanto, que o côco teve origem no canto dos tiradores de côco, e que só depois se transformou em ritmo dançado.


Há controvérsias, também, sobre qual o estado nordestino onde teria surgido, ficando Alagoas, Paraíba e Pernambuco como os prováveis donos do folguedo. O côco, de maneira geral, apresenta uma coreografia básica: os participantes formam filas ou rodas onde executam o sapateado característico, respondendo e trocam umbigadas entre si e com os pares vizinhos batendo palmas e marcando o ritmo. É comum também a presença do mestre "cantadô" que puxa os cantos já conhecidos dos participantes ou de improviso.

Pode ser dançado com ou sem calçados e não é preciso vestuário próprio. Os instrumentos mais utilizados no côco são os de percussão: ganzá, bombos, zabumbas, caracaxás, pandeiros e cuícas. Para se formar uma roda de côco, no entanto, não é necessário todos estes instrumentos, bastando as vezes as palmas ritmadas dos seus participantes. O côco é um folguedo do ciclo junino, porém é dançado também em outras épocas do ano. Com o aparecimento do baião, o côco sofreu algumas alterações. Hoje os dançadores não trocam umbigadas, dançam um sapateado forte como se estivessem pisoteando o solo ou em uma aposta de resistência. O ritmo contagiante do côco influenciou muitos compositores populares como Chico Science e Alceu Valença, e até bandas de rock pernambucanas. O sucesso de Dona Selma do Coco, acompanhada por gente de todas as idades, mostra a importância do velho ritmo, que vem sendo resgatado no Nordeste do Brasil.

FAÇA HUMOR E NÃO FAÇA GUERRA

Rir ainda é o melhor remédio, e quando o sorriso é “frouxo”, nem se fala!!! Esculhambar os outros (fazendo matação) é na maioria das vezes motivos para muitas risadinhas... Pois, foi com essa receita “fazendo humor e não a guerra” que as caricatas do Recife fizeram no MKB um domingo pra lá de divertido...


No mesmo palco Agda Monteiro, Lurdinha Pereira, Gil Araújo, Salário Mínimo e Panda Toy. Muito antes das Drag Queens, as CARICATAS há décadas já davam o ar da graça, em especial durante os dias de Carnaval. Elas sempre foram ‘anarquistas’, por extravasar a liberdade, a alegria e o deboche que são a CARA das caricatas. As características visuais das Caricatas é o excesso de maquiagem, as roupas cheias de plumas, paetês, brilhos, as vistosas perucas, as sandálias e botas de salto alto; tudo isso misturado fazem delas figuras RISÍVEIS que, como as Drags, parodiam a imagem feminina... As Caricatas se produzem de forma tão chamativa quanto as Drag Queens, mas se baseiam mais no humor e no deboche para compor a visualidade das suas personagens.


As caricatas normalmente costumam se apresentar (nem todas) com os dois dentes da frente pintados de preto para dar a impressão que não os tem, figurino no estilo “popular” (feito com tecidos baratos e/ou composto por peças de roupa consideradas bregas), com perucas feitas de nylon e em alguns casos de palha de aço. Elas costumam divertir o público com seu deboche dos fatos da vida: falta de dinheiro, problemas amorosos e violência... Chamam muita atenção com a sua aparência nada bela ou glamourosa. As Caricatas, por saberem rir de si mesmas, continuam no auge!!! Existem várias formas de ser Caricata, O ANTENA MIX quis saber de Paulo Lima a sua opinião em relação as caricatas que há onze anos tem no domingo do MKB seu cativo palco, segundo ele das cinco que subiram ao palco duas delas são consideradas ícones (Agda Monteiro e Gil Araújo), apesar do humor ser a marca registrada de todas ele destaca o jeito diferente de Salário Mínimo fazer graça, a revelação de Panda Toy, que a todo momento surpreende com novidades e o esforço de aprender da única novata do elenco Lurdinha Pereira.


Nesse universo do deboche tem também a MIXtura de Drag’s e Caricatas, diríamos que a primeira prima pelo glamour, enquanto a segunda pelo deboche, no entanto elas podem também estarem juntas. Aos poucos as Caricatas incorporaram a palavra Drag ao seu nome, e hoje há o estilo “Drag/Caricata” de interpretar, por exemplo: Joelma Fox, Black Negona, Vagiene Coqueluche... Enquanto algumas Drags abusam do glamour e da sofisticação nas suas principais características, as Caricatas partem para uma composição onde a sátira, o figurino nada requintado e maquiagem engraçada são os elementos mais importantes. Apesar das diferenças, entendemos esses dois tipos de incorporação das figuras femininas, a Drag é baseada na idéia de glamour e a Caricata no deboche e na precariedade visual, como “construções do personagem”.

Passei algumas horas no ambiente do Brega e acompanhei diversos rapazes com coreografias sincronizadas, alguns com passos interessantes rodopiavam e a galera abria espaço para aquela movimentação toda, me senti num baile de Brega com direito a banda ao vivo... Antes e depois do show, o Dance é totalmente “dominado” com GoGos Dancers em performances ao som do DJ Toninho Pride...

Valeu!!! Foi um domingo diferente, colorido e divertido... Vejam os clicks de bastidores. Fuiiiiiiiiiii...!!! Comer meu frango grelhado ao molho de feijão, só pra incomodar... hehehehehehe!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...