domingo, 7 de outubro de 2012

A DAMA DAS PRODUÇÕES

É dessa maneira que a travesti Betânia Borges é conhecida do público que adora shows de transformismo... Foi no ano de 2005 que Betânia subiu pela primeira vez no palco da MKB com um show dedicado a Iemanjá, segundo Betânia o público adorou a performance e ela começou a tomar gosto e não parou mais... Conhecida por suas produções que inclui cabeça, cenário e bailarinos. 
Muitos dizem que ela não faz show e sim vídeo clipe, tamanha dedicação no que faz!!! Sua grande incentivadora foi a também travesti Herika Borges de quem adotou o sobrenome. Voltando um pouquinho no tempo, Betania nos conta que desde os oito anos se joga nas quadrilhas (junina) da vida e confessa que já dançou de caricata, homem, mulher e até padre, tanto que já perdeu as contas de quantos casamentos já realizou. Quando falamos de transformista aqui no Recife lembramos logo de Betania Borges e perguntamos a ela o que levou a esse grande reconhecimento, na lata ela responde “criatividade, meu bem!”, Betânia acredita ser esse o seu diferencial!!!
Só para ter uma idéia de suas produções, Betania nos conta que tem um quarto só para guardar seus figurinos. Antes de Betânia já existiam shows de transformistas, mas hoje Betânia faz a diferença!!!  Shows transformistas nos gloriosos anos noventa eram como uma irmandade secreta...  As deusas que abalavam na peruca eram as fabulosas Eduardo Marques, Riviani Hannah, as Marcias: Vogue, Freire e Porto, Aleika Barros, Michele Summer, Chrys Falcão, Mielle Ferraz, Pablo Alves, Aloma Dickman, Renata Possi, Andrea Close, as Barbaras: Fisking e Veríssimo, Raquel Simpson, Poanny, Stefanny, Divina e tantas maravilhosas... 
 
 Hoje os cachês pagos por casas de shows da cidade, são considerados insuficientes para despesas de locomoção, na maioria dos casos...  O show de transformismo, atualmente, se realiza por meio de uma combinação de técnicas que se dividem em três categorias: a dublagem, performance e produção visual. Sem estes três quesitos não há show!!! Como toda profissão tem que ter aptidão, e pra alguns só descobrem isso nos palcos com ajuda de alguém que esta há mais tempo. Na minha humilde opinião “pra ser artista tem que ser artista”. 
 Vida de artista não é fácil, quem vê todo o glamour e brilho de um transformista, pensa que é fácil se vestir de mulher e dublar, interpretar, será que é fácil saber se maquiar, saber o figurino ideal??? Nós do ANTENA MIX acompanhamos uma noite de show da diva Betânia Borges na boate MKB lotada. Como um verdadeiro Tsunamê, Betania fecha de cadeado e proclama que “viver é uma grande aventura” e como uma boa filha de Iansã enfrenta os riscos e desafios da vida e do palco. 
 
 Euzinha, fiquei vidrado, feliz e ao mesmo tem espantado (num bom sentido) com seu show... Parecia que Betânia estava nas nuvens, tamanha leveza!!! 



Fico por aqui torcendo por esses artistas que trazem ao palco a sua essência para que o público conheça e os proprietários passem a valorizar um pouco mais esta arte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...