segunda-feira, 7 de março de 2011

QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA???

Quando falamos do carnaval de Recife logo pensamos em frevo, bonecos gigantes, Galo da Madrugada. Mas o que poucos sabem é que também há na cidade desfiles de escolas de samba. Hoje segunda-feira de carnaval tem desfile do grupo especial na Av. Dantas Barreto, a partir das 23horas, com as escolas de samba Deixa Falar, Samarina, Preto Velho, Galeria do Ritmo e encerrando com Gigantes do Samba. O ANTENA MIX esteve na concentração de olhos bem arregalados nas beldades e seus luxuosos esplendores... Nos anos 30, surgiam as batucadas no Recife, que seriam as antecessoras das escolas de samba pernambucanas. Depois que viram o desfile das Duvidosas, formadas por marinheiros de um navio carioca que aportou no Recife, em 1945, após a segunda guerra mundial, foi que as batucadas começaram a se organizar, sendo os primeiros concursos oficiais de escolas de samba organizados a partir dos anos 50. Inicialmente os concursos eram organizados pela Federação Carnavalesca de Pernambuco, e posteriormente pela UNESPE. As principais escolas de samba dessa época eram Gigante do samba, Limonil, Império do Asfalto, a Dois de Julho e a Quatro de Outubro. Até então, as escolas não se preocupavam com a questão da ascensão e rebaixamento, pois sempre uma grande ajudava uma pequena do segundo grupo. De todas as escolas que eram do segundo grupo e prosperaram foi apenas a Galeria do Ritmo que subiu de grupo após uma grande RACHA ocorrida dentro da Gigante do Samba. Daí surgiu a grande rivalidade entre estas duas escolas. Antes era Gigante x Estudantes. O primeiro ano que começou o rebaixamento foi em 1978. Nos anos 90 houve um racha nas escolas de samba do Recife, quando algumas das escolas mais tradicionais desfiliaram-se da FESAPE e voltaram a concorrer pela Federação Carnavalesca. Em 1999 foi criada a AESPE que fez o seu primeiro desfile em 2000. Chegaram a existir três concursos separados, o da FESAPE, o da AESPE e o da FCP. A reconstituição histórica do carnaval antigo do Recife é um ponto de difícil pesquisa, pois o material da maioria das agremiações é perdido devido a diretorias que não têm se preocupado com a conservação de sua história. Livros de atas de muitas agremiações foram perdidos diversas vezes, principalmente em ocasiões de mudanças de diretoria. Nós do ANTENA MIX fomos buscar nas profundezas do GOOGLE um pequeno histórico das três principais escolas de samba do grupo especial, cata só!!!

DEIXA FALAR

Foi fundada em 28 de setembro de 1996, na Rua Francisco Berengue, 487, no bairro de campo Grande, por um grupo de 6 pessoas. Seu nome é uma homenagem à Deixa falar carioca, hoje extinta. Durante 5 anos, a Deixa Falar pernambucana desfilou pelas ruas de seu bairro. Seu primeiro desfile oficial aconteceu no ano de 1997 com o tema “Reinado de Bambas”, que contou com 300 figurantes. Em 2001, com o tema 100% Negro e com 600 figurantes arrastou 3 000 pessoas. Em 2002, a Deixa Falar filiou-se à FESAPE, fazendo seu primeiro desfile na Passarela do Samba da Avenida Dantas Barreto. Nesse ano, a Deixa Falar sagrou-se campeã do grupo de acesso, com uma expressiva diferença de 40 pontos. Em 2003 estréia no Grupo Especial com o tema O Planeta Água, a água que o passarinho não bebe, foi vice-campã. Em 2004 com o tema A cidade mágica no mundo da imaginação, do carnavalesco Hilário da Silva, ficou em 3º lugar. Em 2005, por motivos de força maior, a agremiação desfilou apenas pelas ruas de Campo Grande, sendo penalizada para o grupo de acesso. Conseguiu o retorno ao Grupo Especial em 2006, com o enredo Peter Pan e as Maravilhas da Terra do Nunca. Em 2007, foi a campeã do Grupo Especial. Em agosto de 2010, Felipe Moraes assumiu a presidência da escola. Suas cores são o verde e o branco e tem como símbolo um papagaio.

GALERIA DO RITMO

É uma das maiores escola de samba da cidade, tendo sido hexa-campeã consecutiva, entre os anos de 2000 e 2006. Em 2007 e 2008, foi vice-campeã, perdendo para a Deixa Falar e Gigante do Samba, respectivamente. Até os anos 80, era uma escola considerada pequena, porém cresceu se firmou no Grupo Especial e tornou-se definitivamente uma das grandes do Recife após receber dissidentes da Gigante do Samba, com a qual mantém grande rivalidade atualmente. Suas cores são o azul e o branco e é uma escola com sede no Morro da Conceição.

GIGANTE DO SAMBA

Fundada em 16 de março de 1942 no Alto do Céu, em Água Fria, é a mais antiga do Recife. Entre seus fundadores estão Luiz Ferreira de França, Luiz Rodrigues da Silva Melo, entre outros foliões. Em 2010, sagrou-se tricampeã do Carnaval da cidade. O primeiro nome dado à escola foi, Garotos do Céu e só em 1974 seu nome mudou oficialmente para GRES Gigantes do Samba. Suas cores oficiais são verde e branco. E tem como símbolo uma águia, que aparece no centro do pavilhão da agremiação. No total, possui 55 títulos, 13 vice-campeonatos e duas terceiras colocações, nunca tendo sido rebaixada ao grupo de acesso, e sendo a principal escola de samba de sua cidade. Também foi a única agremiação da cidade convidada a ir ao Japão e Europa. Suas cores são o verde e o branco, seu símbolo a Águia e o carnavalesco é o Hilário Silva. A Gigante do samba será a última escola de samba a desfilar às 03:00 na Av. Dantas Barreto, fechando oficialmente o desfile do grupo especial. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

  1. as tres passistas lá de cima não são da Deixa falar, São dá G.R.E.S Preto Velho, uma das mais tradicionais escolas de samba de Pernambuco,fundade no ano de 1974, e que fica no alto da Sé em Olinda. vlw.........

    ResponderExcluir
  2. Olá Helton, obrigado pela visita e o comentário. Quero aproveitar a ocasião e esclarecer que as fotos foram postadas aleatoriamente, pois não sou do samba e distribui conforme achei que deveria... Um abraço. Henrique Ruffato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...