domingo, 13 de março de 2011

O CAMBURÃO E OS FAROFEIROS DE PLANTÃO


Reza a lenda que o ano literalmente começa após-carnaval e foi num domingo ensolarado que a praia de Boa Viagem se transformou num barril de pólvora, com o desfile do bloco “Camburão da Alegria”, que foi criado em 1992. Para muitas pessoas, motivo de alegria; para outras, motivo de transtornos. O Camburão certamente é um evento polêmico. A alegria fica por conta dos integrantes da Polícia Militar, que têm todo o direito de comemorar o carnaval, já que durante os dias de Momo estão trabalhando. Além disso, o bloco também abarca profissionais de outras áreas que também trabalham durante o carnaval, como os bombeiros, taxistas e enfermeiros. O bloco na verdade é um barril de pólvora porque no geral, policiais andam armados, ainda que fora do trabalho. Estima-se cerca de 10 mil policiais na festa, entre civis e militares. Como no carnaval todos acabam bebendo um pouco mais, e a mistura álcool + arma de fogo + mulher feia + pouca roupa = desgraça. O transtorno fica por conta da segregação social que é gritante em toda a extensão da orla... Esse tipo de evento GRATUITO costuma atrair uma turma de farofeiros, que surgem em caravanas (ônibus velhos fretados, conhecidos como "sucatões"). Os farofeiros menos endinheirado (com R$ 20,00 reais a mais no bolso) chegam nos lugares a bordo de carroças como Passat, Chevette, Fusca, Fiat 147, Belina, Brasília, Corcel e outros lixos ambulantes armando literalmente a barraca na altura da praia do Pina e costumam infernizar os banhistas com o seu péssimo gosto musical, vale qualquer coisa: Calypso, axé, pagode, funk ou qualquer estilo musical criado para estragar o final de semana dos outros. Os farofeiros mais endinheirados, com R$ 50,00 reais, preferem gastar seu sofrido aqué na altura do Edifício Acaiaca. Os farofeiros mais elitizados, se é que isso possa ser dito de um farofeiro, preferem ficar em frente ao Castelinho. A diversidade de tipos é tão grande, mas é no trecho do antigo Hotel Savarone, que a galera farofeira descolada aproveita a meia passagem de domingo e se joga, conhecida como a praia do olá, bonita!!! Todos se conhecem e formam grupos para tricotar e contar o que fizeram no findesemana e com quem ficaram, aproveitando a rodinha de conhecidos para fazer MATAÇÃO, em relação àquela que um dia foi a sua melhor amiga... hehehehehehehe!!! Tem aqueles que chegam após o almoço e ficam até o por do sol.
Vendedores ambulantes NEGOCIAM de tudo que você possa imaginar, cata só!!! Caldo de cana, chapéu, coco, caldinho, sururu, marisco, caldeirada, peixe fresco, peixe frito, camarão, bronzeador, CD e DVD piratas, óculos, cachorro-quente, queijo na brasa, picolé, sorvete, canga, amendoim, castanha, sanduíche natural, empada, coxinha, pastel, arrumadinho, tatuagem, raspa-raspa, salada de frutas, artesanato hippie, cerveja, cachaça, caranguejo, ovo de codorna, espetinho, coquetel de frutas, cocada, capa para celular, arrumadinho, batata frita, sarapatel, água oxigenada, cigarro, dobradinha, relógio, rede, refrigerante, caipifrutas, água mineral, pirulito, óleo de amêndoa, frutas cortadas, ufa!!! Com fome e sede ninguém fica...
É difícil achar alguma pessoa que admita ser farofeiro, mas todo mundo, em maior ou menor grau, tem um pouco de farofa dentro das veias. Nós do ANTENA MIX não vemos nada de errado em ser farofeiro, desde que a sua bagunça não incomode ninguém. Siga as dicas abaixo e seja um farofeiro mais civilizado neste verão!
COMIDA - Todo mundo sabe que comer os quitutes vendidos na praia custa caro. Além disso, você ainda pode se arrepender se algo não lhe cair bem. Que tal, então fazer uma farofa diet, adequada ao clima ensolarado e quente da praia? Para começar, substitua as latinhas de refrigerante por sucos feitos em casa. para mantê-los sempre frescos, na hora de preparar, bata somente a polpa da fruta no liquidificador e acrescente bastante gelo. Aproveite para substituir aquele frango assado e gorduroso por um belo sanduíche de peito de peru. MANTENHA O AMBIENTE LIMPO - Ninguém gosta de estar na areia com lixo por perto. Juntar o próprio lixo e jogar na lixeira mais próxima é obrigatório. O palito do sorvete, a casca do coco, o guardanapo e a garrafinha de água devem ser recolhidos um por um. Além de deixar a praia suja, esses resíduos podem chegar até a água, prejudicando a vida marinha.

SOM NAS ALTURAS - Respeitar o espaço do outro é também controlar a altura do som. Atenção: música alta no carro ou no som portátil, nem pensar, a não ser que sua trupe seja a única num raio de dois quilômetros pelo menos! Imagine alguém que vai à praia querendo relaxar, escutar o barulho das ondas e, ao invés disso, é obrigado a escutar o seu pancadão preferido! Mantenha o som numa altura razoável ou então torne-se amigo inseparável de seu MP3 player. Assim, você respeita as pessoas e curte sua música favorita sem gerar discórdias. SEJA CUIDADOSO - Praticar esportes tem tudo a ver com praia e com o verão, mas nada de sair dando bolada nos outros! Jogar frescobol ou esportes com bolas requer um espaço grande, sem gente por perto, assim você não corre o risco de machucar ninguém. Seja cauteloso e se divirta sem acidentes.

Pronto. Se você leu o texto até aqui, tem grandes chances de ser um farofeiro mais civilizado daqui para frente. Basta praticar. Gentileza gera gentileza e faz o mundo ser melhor para todos nós. Bom verão! Mas antes, confira o vídeo que o ANTENA MIX selecionou, um funk de DJ Marlboro “Melô do Farofeiro”, afinal de contas existe farofeiro em tudo quanto é canto...
Se joga no PLAY, mundiça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...