quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NIRA CANTA GADÚ NO MIX PUB

Mayra Corrêa Aygadoux, mais conhecida como Maria Gadú, é a próxima que ganhará um TRIBUTO no aconchegante e climatizado Mix Pub, neste próximo SÁBADO 22/09  e quem fará uma homenagem a ela é a multi instrumentista e musicista Nira Santos. Diferente de Nira Santos, Maria Gadú mal lê partitura e só fez  alguns meses de aulas de violão na vida. Achou as lições muito padronizadas. Também não aprendeu outras línguas, embora interprete "Ne me quitte pas" com os versos originais de Jacques Brel, num francês decorado foneticamente.


Gadú não conseguiu se adequar a nenhum método formal de música. Autodidata também para instrumentos aprendeu sozinha tocar piano e violão. A timidez, ela quebra com um jeito atencioso que cativa gente como Milton Nascimento e Caetano Veloso. Aos 12 anos, na paradisíaca Ilha Grande compôs “Shimbalaiê”, MPB de levada afro, uma das músicas mais populares de seus shows, que carrega o verso:
“...quando mentir, for preciso, 
poder falar a verdade...”


Após a adolescência e a longa passagem pela formação da escola que é tocar em barzinhos, resolveu ir para a Europa com um amigo percussionista para se apresentar em festivais de música independente. Após passagem, de agosto a outubro, pela Itália e Irlanda tocando em festivais, casas e shows e até na rua, Maria Gadú retornou ao Brasil para festas de fim de ano, com o objetivo de rever a família e rapidamente se organizar para voltar a Europa. Resolveu passar a virada do ano no Rio de Janeiro, para rever alguns amigos, e de lá não saiu mais, fazendo shows e desenvolvendo a carreira na cidade maravilhosa. 
 
 Em cena, Maria Gadú faz o gênero retraído. De chapéu enterrado na cabeça, jeans surrado, camisa branca e uma postura um pouco curvada, ela canta um repertório quase todo seu com um timbre levemente rouco e uma emissão potente. A seleção percorre samba, pop, rock, blues, com toques de regionalismo. Segundo o que eu andei apurando a conhecida dedicação de Nira Santos promete ficar na história dos especiais e tributos do Pub mais charmoso da Boa Vista. Fiquei tão empolgado que quase ia esquecendo-se de dizer que antes de Nira Santos quem abre os trabalhos é Andréia Luiza e banda, uma dobradinha que vale a pena pagar pra ver!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...