segunda-feira, 12 de março de 2012

PARABÉNS, RECIFE E OLINDA

Apesar de serem consideradas cidades irmãs foram por muito tempo palco de grandes revoluções, o Recife foi, durante as primeiras décadas do século 19, cenário digno de verdadeiros filmes de guerra, inspirados nas idéias liberais, tão difundidas pela Europa na época. A história da cidade, inclusive, está marcada por confrontos desde o momento em que o próspero povoado foi elevado à categoria de vila, em 1710.

A partir daí, o Recife sempre esteve no front de batalha, lutando pela liberdade e pela autonomia de Pernambuco. Conhecida como a Guerra dos Mascastes, a rixa entre o Recife e Olinda que acabou virando brigas de rua entre os mascates (os comerciantes do Recife) e os pés-rapados ou lisos (apelido da aristrocracia rural falida de Olinda) ficou cada vez mais acirrada depois que Portugal decidiu dar o merecido título ao ex-vilarejo de pescadores e reduto de comerciantes. Com a movimentação do porto cada vez maior, o Recife caiu de vez nas graças de Portugal passando a receber mais benefícios e atrair mais comerciante. Não é para menos que logo depois da Independência do Brasil, a vila é elevada à cidade (1823) e, mais tarde, à capital de Pernambuco (1827).

Atualmente resido no Recife, mas assim que cheguei a Pernambuco morei por 5 anos em Olinda e hoje não consigo afirmar qual das duas cidades eu gosto mais... Uma coisa é certa!!! Só fui melhorar de vida quando resolvi fixar residência no Recife, pois as oportunidades são muito maiores... Pelo que ando acompanhando pelos jornais a cidade que completa hoje 477 encontra-se numa péssima administração, enquanto Recife aos 475 anos vai de vento em popa, com ótimas oportunidades e uma qualidade de vida maior que a sua vizinha irmã...

Vou ficando por aqui, mas antes confira o vídeo produzido pela RTV para a Rede Globo Nordeste. O desafio de André Rio, Dj Dolores e Fabio Trummer em compor uma música para homenagear o aniversário de Recife e Olinda. Parabéns para as duas cidades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...