quarta-feira, 27 de março de 2013

HOJE É DIA DE CIRCO

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. No Brasil o dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias. 
 A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza. Piolim foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros), em 1922, como o maior artista popular brasileiro. 
 Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973. Criatura de mil faces, o palhaço nasceu para nos fazer rir e nos emocionar. O palhaço é a essência da representação humana, seja num picadeiro de circo, na penumbra de um palco de teatro ou mesmo na rua, a divertir e ser achincalhado como recompensa por suas palhaçadas. 
O palhaço é digno, singelo, merece o respeito e o reconhecimento de cada um de nós. Se o destino o jogou num picadeiro de circo para divertir a todos nós, foi porque o escolheu para ser mensageiro da alegria. Para comemorar essa data, o ANTENA MIX foi conferir o show do caricato Salário Mínimo e sua trupe (Chrys Falcão, Black Negona e Sofia Lory), que acontece todas as quartas feiras na sauna masculina Progresso Club. Agradeço de coração aos artistas ao reservar um tempinho antes do show, com depoimentos homenageando todo o palhaço que existe em cada um de nós.
Vale um PLAY!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...