sexta-feira, 29 de março de 2013

CALMA MONGA!!!

A Monga foi um dos primeiros brinquedos de terror em parques de diversão e circos mais chinfrins...  O que poucos sabem é que o brinquedo foi baseado numa história real!!! A Monga era uma índia do México chamada Julia Pastrana. Nascida em 1834, Julia desenvolveu uma forma severa de hipertricose, doença raríssima, deixando o corpo coberto de pêlos pretos. Também não ajudou muito o fato de Julia ter orelhas grandes, gengivas inchadas e mandíbulas estranhas, coloque essa aparência bizarra sob os cuidados de um homem explorador e você terá, na pior acepção da expressão, um show de horror.
 Descoberta pelo comerciante Theodor Lent (que depois se casaria com ela), Julia passou a ser exibida em freak shows, as caravanas de mulheres barbadas, pessoas deformadas e coisas estranhas que viajavam pela Europa e pelos EUA. Com o sucesso da lenda da Monga nasceu um brinquedo nos parques de diversões que se espalhou pelo mundo todo. Nele você podia ver uma linda mulher normalmente de biquíni se transformar num gorila terrível. Ele se soltava das grades e corria atrás do publico!!! Os efeitos especiais da transformação eram fantásticos pra época, então a Monga era obrigatória em qualquer parque ou circo!!! A Monga é uma velha conhecida das festas de rua e de circos de todo o Brasil. 
 
 No filme "Lisbela e o Prisioneiro", Leléu, o personagem de Selton Melo, acredite, usa justamente a Monga para seduzir a mocinha, interpretada por Débora Falabella. Na peça Preta de Neve e 1 Anão, em cartaz todos os sábados e domingos no teatro Valdemar de Oliveira, trás o ator Beto Rolin com sua preta (não tão bela), resolve ganhar um aqué a mais se transformando em uma macaca.
Vale um PLAY!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...