terça-feira, 7 de janeiro de 2014

RIO DE JANEIRO. GOSTO DE VOCÊ!!!

Uma pesquisa com turistas no Aeroporto Internacional Tom Jobim revelou que mais da metade dos estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro diz ter interesse em conhecer favelas cariocas. 
O fato de ter Unidade de Polícia Pacificadora em algumas favelas da Zona Sul, não aparece como decisivo na decisão de fazer o passeio, pois 57% deles disseram desconhecer o "policiamento diferenciado". Eu devo confessar que prefiro ficar no asfalto, mas praqueles que se interessam em subir o morro, recomendo o Cantagalo ou a Dona Marta!!! Ou então visitar o recém-inaugurado MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), na Praça Mauá, zona portuária do Rio, próximo ao bairro boêmio da Gâmboa. 
Logo na entrada existe uma instalação intitulada Projeto Morrinho, feito de tijolos, blocos de concreto, cimento, areia, terra, madeira, papelão e miniaturas que fazem parte de uma das exposições inaugurais do museu. Esta obra, uma réplica da favela Pereira da Silva, localizada no final da Rua Pereira da Silva, em Laranjeiras, começou a ser construída em 1977, quando a família do garoto Nelcilan Souza Oliveira saiu de Campos (Litoral Fluminense) para morar naquela comunidade
Assustado com o ambiente encontrado na favela e por recomendação de sua mãe, o garoto ficava brincando sozinho no quintal de casa. Aos poucos, outros meninos foram surgindo e assim, começaram a construir em miniatura, os  modelos e o ambiente das casas vizinhas. O projeto Morrinho faz parte da exposição com tema "O abrigo e o terreno".  No MAR às terças-feiras a entrada é gratuita. O Museu está aberto ao público de terça a domingo, das 10 às 19horas.
Vale um PLAY!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...