Para homenagear o dia Nacional da Consciência Negra, o FREE WORLD HOUSE comemorou neste domingo 20/11, a data que é celebrada desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. O dia 20 foi escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
A principal atração do bombado e climatizado Free Word foi à branca de alma negra, Adryana BB e banda (leia-se Renato Nogueira, Wilson Júnior, Rubén França e Bruno Cavalcante). As pratas da casa, lia Morais e Jana Figarella foram o esquenta para a convidada. Cantora, compositora, instrumentista. Iniciou sua carreira em Recife em 1988 participando de festivais de música já como cantora e compositora.
Radicou-se no Rio de Janeiro de 1998 até 2009. Até hoje executa pesquisas e shows na temática afro e nordestino. Como cantora possui 3 CDs incluindo o autoral "A Trilha" (independente). Como compositora participa de 2 CDs indicados ao prêmio TIM: "Uma dama também quer se divertir" de Mariana Baltar e "Rio maracatu Lapada!" contemplado com o prêmio TIM/2007 de melhor regional com o maracatu "Loa aos Pretos", onde também é intérprete.
O ANTENA MIX andou puxando a ficha corrida de Adryana, numa espécie de biografia de Áurea Oliveira e Elizabeth, cata só!!! Em junho de 2008 gravou o Cd "Do barro ao Ouro" ao vivo na Sala Baden Powell/RJ a ser lançado em 2009, com assinaturas inéditas de Paulo Cesar Pinheiro, João Lyra, Irinea Ribeiro, Daniel Gonzaga, Geraldo Azevedo, Geraldo Amaral e da própra Adryana sozinha e em parceiria com Gilvandro Filho na musica "Saudade", carro chefe do disco. No mesmo ano a cantora Adyana BB participou do Acordes para o Museu do ano, uma iniciativa do Instituto Ricardo Brennand que visa fomentar a produção musical local.
Esta pernambucana arretada, com mais de 20 anos de estrada, deu uma palhinha do seu primeiro cd "Do Barro ao Ouro". Na década de 90 Adriana mudou-se para o Rio de Janeiro onde criou o grupo "Adryana BB e Casca Rara", com músicos que integravam o grupo Rio Maracatu. Fez shows e recebeu artistas pernambucanos como Lia de Itamaracá e Aurinha do Coco.
Em 2006, apadrinhada por Alceu Valença, Adryana BB montou o espetáculo Pernambatuque com as crianças da Rocinha na difusão da música pernambucana em terras cariocas e que pode ser conferida na apresentação feita pelo Governo de Pernambuco aos delegados da FIFA, no Rio de Janeiro, ao lado do cantor Antônio Carlos Nóbrega e da bailarina e passista Flaira Ferro, para divulgar a cultura do Estado. Em Recife, Adryana BB teve uma breve passagem pela extinta Banda Sentido Figurado, fazendo o gênero Pop-Rock com muita competência.
Confira os click’s feitos na ocasião de sua talentosa presença no Free World House, mas antes não deixe de dar um PLAY para conferir a estréia de Adryana BB no Galo da Madrugada 05/03/2011, o maior bloco do planeta!!!... Fuiiiiiiiiii...!!!
Beijos estalados em todos, obrigada pelo carinho e até a próxima!!!!
ResponderExcluir